Dr. Eduardo Camargo Rebolho

VARIZES

Varizes são veias dilatadas que não exercem mais a sua função, podendo ser classificadas conforme o seu tamanho. Veias pequenas de coloração arroxeadas são as telengiectasias, veias mais azuladas até um certo calibre são as varicosas e aquelas veias dilatadas de coloração esverdeadas são as varizes.

Podem causar desde um transtorno estético até sensação de peso, cansaço, queimação e edema vespertinos.

Existem diversos tratamentos para as varizes, desde aplicação simples até cirurgia com a retirada das varizes.

A aplicação consiste na injeção de um líquido (glicose hipertônica) dentro desses microvasos, isto acaba fazendo uma reação inflamatória no próprio vaso. Assim eles vão “secando”, tornando-se cada vez mais finos e menores e, por final, desaparecendo.

As varizes classicamente são tratadas com cirurgia em ambiente hospitalar. Essas veias são retiradas através de pequenas incisões. O tempo de hospitalização não costuma passar de um dia, podendo-se voltar às atividades normalmente após uma semana. 

Quando há acometimento da safena, existe um procedimento que chamamos de ablação por cateter (tratamento por laser), que consiste em passar um cateter por dentro da safena que emite ondas de calor até uma certa temperatura. Isto, acaba ocasionando ablação da safena, obliterando o lúmen da veia, fazendo o tratamento necessário.

A retirada ou destruição das varizes não traz nenhum problema à saúde do paciente, muito pelo contrário, isso ajuda muito na circulação do paciente, melhorando a circulação.

Especialidades
Angiologia
Varizes

Cirurgia arterial
e endovascular

Endarterectomia
de Carótida

Cirurgia para
Acesso Vascular
para Hemodialise
Check Up
Vascular

Escolha o estado e agende uma Consulta

CRM/SC 29338 | Cirurgia Vascular – RQE 19367 | Cirurgia Geral – RQE 19368
CRM/PR 24723 Cirurgia Vascular – RQE 18437 | Cirurgia Geral – RQE 18438